Mulheres em Inovação, Negócios e Artes (MINAs)
Diante do contexto de inquietações entre estudantes, profissionais, empreendedoras e pesquisadoras e com o intuito de fortalecer a entrada e permanência delas no Ecossistema de Inovação de Pernambuco, o Porto Digital criou o MINAs (Mulheres, Inovação, Negócios e Artes), programa de equidade de gênero.
Desde 2017, o Porto Digital passou a incluir entre suas ações estratégicas o fortalecimento da participação da mulher na inovação tecnológica e no empreendedorismo. Agora, o MINAs surge com o objetivo de reconhecer e realizar o papel do parque tecnológico como um agente promotor da paridade de gênero no setor de tecnologia e economia criativa do estado.
O programa tem como princípios a desmistificação da ideia de que tecnologia não é 'lugar de mulher'; além de transformar o ambiente educacional e profissional de tecnologia em uma realidade com maior presença feminina, mais acolhedor às mulheres e com igualdade de oportunidades. O MINAs do Porto Digital ainda tem como base a construção coletiva e feminina das ações - um programa para mulheres e por mulheres - e a inserção da perspectiva da equidade de gênero de forma transversal aos demais programas promovidos pelo Porto Digital.
Uma das principais ações é a criação do espaço parental, que está localizado no Moeda 50 e foi inaugurado em 2020.